A sustentabilidade é tema obrigatório no contexto econômico global atual, principalmente para empresas que buscam gerar mais valor aos seus negócios e ampliar as oportunidades de vendas e acesso à crédito. Mais competitividade e prosperidade são resultados de um processo de diferenciação proporcionado por vários fatores, em especial, pela adoção da sustentabilidade como eixo referencial de uma empresa.
Ao assumir a sustentabilidade na rotina da gestão, empresas de diferentes portes e setores se reposicionam na sua relação com consumidores, clientes, fornecedores, colaboradores e com a sociedade em geral, e passam a ser percebidos com mais confiança e credibilidade nos produtos e serviços que oferecem.
Negócios que se comprometem com as melhores práticas de gestão (como: cuidar da natureza, ter responsabilidade social interna e externa e adotar melhores práticas de gestão e governança) acabam tendo uma operação mais sustentável em diversos aspectos, incluindo o econômico e na gestão de riscos – e, como consequência, geram resultados melhores ao longo do tempo.
ESG: hoje um DIFERENCIAL.AMANHÃ SERÁ O CRITÉRIO PADRÃO.
ESG é a sigla em inglês para “environmental, social and governance” (ambiental, social e governança, em português), geralmente usada para gerir, mensurar e implementar práticas ambientais, sociais e de gestão e governança de uma empresa. No mundo financeiro, desempenho em ESG também é utilizado para análise de retorno de investimento, ou seja, investidores analisam não somente índices financeiros como também resultados ambientais, sociais e de gestão e governança de uma organização.
mas seu negócio precisa ser ESG!
EXPERIENCE
Proporcionar um primeiro contato com a temática de ESG
Objetivo: tirar uma “foto” do grau de maturidade da empresa.
Passo-a-passo: preenchimento de indicadores ESG junto aos gestores da empresa.
Tempo de duração: até 1 mês – dependendo da disponibilidade dos gestores e acesso as informações.
Resultados: gráfico de desempenho do atendimento aos indicadores ESG, matriz de materialidade.
Comunicação: apoio no conteúdo de comunicação interna, para colaboradores, e externa para fornecedores e consumidores.
DIRECTIONS
Apontar caminhos de melhorias para gestão em ESG
Objetivo: tirar uma “foto” do grau de maturidade da empresa e, a partir disso, definir plano de ações prioritárias para melhoria do grau de maturidade.
Passo-a-passo: preenchimento de indicadores ESG junto aos gestores da empresa e definição de plano de ação para melhoria do desempenho dos indicadores.
Tempo de duração: até 3 meses, dependendo da disponibilidade dos gestores e acesso as informações.
Resultados: gráfico de desempenho do atendimento aos indicadores ESG e elaboração do Plano de Ação ESG, matriz de materialidade.
Comunicação: apoio no conteúdo de comunicação interna, para colaboradores, e externa para fornecedores e consumidores.
LET’S GO!
Implementar e monitorar ações de gestão em ESG
Objetivo: tirar uma “foto” do grau de maturidade da empresa, definir plano de ações prioritárias para melhoria do grau de maturidade e implementar e monitorar estas ações (evolução do desempenho ESG).
Passo-a-passo: preenchimento de indicadores ESG junto aos gestores da empresa, definição de plano de ação para melhoria do desempenho dos indicadores e coordenação na implantação e monitoramento das ações.
Tempo de duração: entre 6 – 12 meses, dependendo da disponibilidade dos gestores, acesso às informações, recursos financeiros para ações, disponibilidade de parceiras locais.
Resultados: gráfico de desempenho do atendimento aos indicadores ESG, elaboração do Plano de Ação ESG, implantação do plano de ação, monitoramento das ações (mensuração de impacto), matriz de materialidade.
Comunicação: apoio no conteúdo de comunicação interna e externa do desempenho ESG da empresa, da elaboração e implementação do Plano de Ação.
Ajude-nos a identificar o plano mais adequado ao seu negócio!